ESTÃO MALTRANDO MEU BRASIL

Por Jornal Cidade de Agudos em 28/11/2024 às 17:51:57

Meu coração hoje está doendo. Mais do que doendo, está sangrando. O que estão fazendo com meu Brasil? Impossível que todos os brasileiros estejam alheios ao que está acontecendo às escâncaras. Mesmo assim o povo marcha como manada, irrefletidamente, tropeçando irracionalmente, cada vez mais próximo do precipício.

O país está falindo, não tem mais dinheiro para nada. Só se fala em corte de gastos. Vamos falar como leigos que somos: quem está gastando tanto dinheiro assim? Por que as contas não fecham? Quando eu era criança, se minha mãe falasse que o dinheiro não estava dando para pagar as contas, tanto ela como meu pai tratariam de tomar providências como abreviar as despesas, comprando só o essencial, economizando nas contas de água e luz, deixando de lado tudo que é supérfluo, esquecendo, se fosse o caso, até do cineminha nos finais de semana. Enquanto isso, uma análise da gestão petista aponta para o Brasil um cenário de desordem econômica, incompetência administrativa e até mesmo um autoritarismo disfarçado em democracia.

Tentando vender ao mundo a narrativa de um governo voltado para a democracia, os números mostram nosso Brasil mergulhado numa crise fiscal, inflação alta e fuga de investimentos. Lula é apontado como um dos responsáveis pelo colapso da economia. Segundo uma extensa crítica do Wall Street Journal, e na qual iremos nos basear ao longo de todo este artigo, Lula é ameaça global, pois sua influência corrosiva se espalha como doença pela América Latina. O jornal critica duramente a aproximação de Lula com regimes autoritários, postura que mina os valores democráticos e envia péssimo recado para o mundo.

As políticas populistas do governo petista estão levando o país para um cenário de desindustrialização, aumento da pobreza e estagnação econômica. Mas, continua a distribuição de benesses, ampliando privilégios para sindicatos e expandindo um estado inchado e ineficiente.

A crítica do jornal vai mais além: também recai sobre o tratamento dado a empresários e investidores tratados como inimigos pelo governo petista. Lula está construindo um ambiente hostil para os negócios, desestimulando o empreendedorismo e espantando capitais estrangeiros.

O jornal perpassa a questão econômica e expões o autoritarismo disfarçado do governo Lula. A perseguição a opositores, o controle sobre a mídia e a tentativa de enfraquecer as instituições democráticas são apontadas como práticas comuns a esse governo que aí está. Lula está mais interessado em consolidar seu poder e garantir a perpetuação de seu projeto do que em resolver os problemas da população. Os ataques à liberdade de expressão, como as tentativas de censura nas redes sociais são evidências de que o governo atual não tolera críticas e busca transformar o Brasil em um estado controlado pelo PT.

Dando sequência às análises socioeconômicas, o estudo adverte o povo brasileiro e o mundo, apontando francamente Lula como perigosa ameaça. A visão desse presidente de um estado centralizador e aliado a regimes autoritários é modelo falido que pode levar toda América Latina ao colapso.

Dentro desse quadro, o povo brasileiro permanece refém adestrado e segue enfrentando as consequências de um governo desastroso: inflação, desemprego, aumento da criminalidade e a perda de confiança nas instituições. E aquele que quer ser chamado o "pai dos pobres" acaba se transformando no "pai do caos".

A crítica do jornal é inclemente e não perdoa. E por tudo o que lemos, e que é muito mais do exposto até agora, percebemos que o estudo no qual este artigo está alicerçado, não é tão-somente um golpe na imagem internacional de Lula, mas um reflexo de que a gestão do ex-presidiário é uma tragédia anunciada. O Brasil merece muito mais. Merece líderes que o coloquem no caminho do progresso e não no fundo do poço. Que Deus ajude meu país!

Dra. Maria da Glória De Rosa

Pedagoga, Jornalista, Advogada

Profª. assistente doutora aposentada da UNESP

[email protected]

Anuncie
anuncie aqui